sexta-feira, 3 de abril de 2009


Silenciar a Mente e a Respiração Direcionada.

Se nesse exato momento ao ler este texto você focalizar sua atenção para a sua respiração e inspirar profundamente vai perceber algo diferente,. Em um dado segundo antes de expirar existe um espaço – o teu espaço pessoal, o teu centro, o teu manancial interior puro e totalmente desprovido da mente racional.
Nesse espaço se encontra a paz, a plenitude da vida representada por um centésimo de segundo que ao ser reconhecido tem validade temporal infinita.
A presença perceptível através da respiração consciente te presenteia com a rica oportunidade de descansar a mente racional e faz com que você saboreie um pouco do que se processa no ser como um todo.
Esse pequeno espaço entre as respirações é uma pausa, um descanso e uma retomada de força e energia vital. Não é preciso procurá-lo, pois ele acontece naturalmente, pertence a todo ser vivo consciente.
A respiração consciente ou respiração direcionada tem o dom de colocar todo ser em equilíbrio, muito mais do que formas e técnicas é um simples e natural ato de gerar saúde e bem estar em todos os aspectos do ser humano além de propiciar um modo de vida voltado para o seu bem querer.
A respiração direcionada quando bem introduzida por um terapeuta pode combater muitos dos problemas mais comuns e sérios da atualidade como a ansiedade, a síndrome do pânico, a depressão, as dores sem causa médica, e tantos outros que causam desequilíbrio emocional, mental e orgânico.
A respiração direcionada em suas primeiras tentativas trás benefícios visíveis como: pronto relaxamento, sensação de saciedade espiritual, revitalização orgânica, descanso mental e renovado, segurança emocional, conexão com o momento presente integrado- teu ser – universo; universo-teu ser.
Com a prática um universo se abre, bloqueios pouco a pouco deixam de existir e um novo ser surge estimulado pelo seu próprio espaço pessoal e interior.
Mesmo que você não tenha a oportunidade de aprender todas as práticas da respiração direcionada, tenha como um objetivo bem forte a percepção da sua respiração e torne-a consciente a qualquer hora, em qualquer momento e sempre que precisar de uma pausa para tomar alguma decisão ou tão somente para descansar e/ou renovar suas forças vitais.
Luci Freire
Segue a baixo um dos infindáveis tesouros de Osho:
O GRANDE SILÊNCIO!

O silêncio normalmente é tomado como algo negativo, algo vazio, uma ausência de som, de ruídos. Esse mal entendido prevalece porque poucas pessoas já experimentaram o silêncio.

Tudo o que elas experienciaram em nome do silêncio é uma ausência de barulho. Mas o silêncio é um fenômeno totalmente diferente. É inteiramente positivo. É existencial, não vazio. É um transbordamento, com uma música que você nunca ouviu antes, com uma fragrância que não é familiar a você, com uma luz que apenas pode ser vista pelos olhos interiores. Não é algo fictício; é uma realidade, e uma realidade que já está presente em cada um - apenas nunca olhamos para dentro.

Seu mundo interior tem seu próprio sabor; tem sua própria fragrância, tem sua própria luz. E é totalmente silencioso, imensamente silencioso, eternamente silencioso. Nunca houve qualquer ruído e nunca haverá qualquer ruído. Nenhuma palavra pode chegar lá, mas você pode chegar.

O verdadeiro centro do seu ser é o centro de um ciclone. O que quer que aconteça ao redor não o afeta. É um eterno silêncio: os dias passam, os anos passam, as épocas passam. Vidas passam, mas o eterno silêncio de seu ser permanece exatamente o mesmo - a mesma música silenciosa, a mesma fragrância do divino, a mesma transcendência de tudo o que é mortal, de tudo o que é momentâneo.Não é seu silêncio. Você é silêncio.

Não é algo que você possua; você está possuído por ele, e esta é a grandiosidade dele. Até você não está presente, porque até mesmo sua presença será um distúrbio.
O silêncio é tão profundo que não há ninguém, nem mesmo você. E este silêncio traz verdade, e amor, e milhares de outras bênçãos.
Osho